Este é um resumo dos ensinamentos do livro “Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”. Para mais informações, ouça o episodio 6 do nosso podcast disponível dia 7/02 no Spotify. O que você vai obter com esses ensinamentos:
- Maior produtividade e obtenção de resultados nos períodos desejados.
O método
O SCRUM funciona com a definição de objetivos sequenciais que devem ser concluídos em um período definido (chamado sprint). O sprint idealmente equivale a uma ou duas semanas. No início de cada ciclo ocorre uma reunião para planejar o sprint. As tarefas são divididas entre pendentes, em andamento e concluídas – 3 colunas. Pode ser usado um mural de post-its, quadro ou ferramentas online como o Trello e o ClickUp.
“Nunca, jamais, conforme-se com o lugar em que você está.”
Sempre converse com sua equipe e faça 3 perguntas:
- O que você fez desde a última vez que conversamos?
- O que vai fazer antes de voltarmos a conversar?
- O que está atrapalhando seu trabalho?
As informações devem ser compartilhadas entre os membros de equipe, de modo que todos devem participar dos processos do início ao fim. Assim, existe um fluxo de comunicação constante entre as pessoas que coletam a inteligência e as que planejam o que fazer com tais informações.
OBS.: Acrescentar mais gente a um projeto em atraso resulta muitas vezes em um atraso ainda maior.
Ao fim de cada sprint, refletir:
- O que podemos mudar no modo como trabalhamos?
- Qual é o nosso maior problema?
Recomenda-se:
- Buscar sempre respostas diretas e abertas.
- Quando há erros, não buscar culpados e falhas.
- Recompense o comportamento positivo.
Faça um MVP – Mínimo Produto Viável
Busque feedback imediato sobre o trabalho, pois quanto mais cedo você entregar o produto para os clientes, mais rápido serão capazes de dizer se você está fazendo algo de que precisam e seguindo a direção certa. Por isso, antes de gastar muito tempo em um grande projeto foque em fazer uma versão MVP para testar antes de perder tempo.
Organize por prioridade
Ao planejar as tarefas do sprint, classifique-as por prioridade. Pergunte a sua equipe: “considerando esta lista de tarefas, quantas coisas conseguiremos concluir neste período de tempo?”
Atribuição de tarefas
É importante que todos saibam não só as suas respectivas tarefas, como as de seus colegas. Desse modo, todos na equipe conseguem visualizar o que cada um está fazendo o tempo todo.
Reuniões
Devem ser feitas reuniões diárias sempre no mesmo horário com no máximo 15 minutos de duração e participação de todos os envolvidos no projeto, de preferência em pé, para verificar se o que está sendo feito está seguindo na direção certa; se existem maneiras de aprimorar a forma como se está trabalhando para obter resultados melhores e executados mais rapidamente; e quais seriam os obstáculos que impedem as pessoas de obtê-los.
Reflita, no pessoal…
- O que você fez ontem para ajudar a equipe a concluir o sprint?
- O que vai fazer hoje para ajudar a concluir o sprint?
- Que obstáculos a equipe está enfrentando?
E divulgue as respostas na reunião diária. O objetivo é que todos saibam exatamente em que ponto do sprint estão.
Como evitar o desperdício
Taiichi Ohno identifica 3 tipos de desperdício:
- A falta de lógica: busca por objetivos impossíveis;
- Ter expectativas exageradas;
- Sobrecarga (como formulários e relatórios desnecessários, burocracia).
Mensure
Quanto tempo, esforço e dinheiro serão necessários ao projeto?
Descanse
Trabalhar demais diminui a produtividade, gera fatiga. Busque trabalhar apenas no horário de trabalho, de preferência durante a semana, e tire férias regularmente.
Atribuição de papeis
Na equipe, identifique o Mestre SCRUM – a pessoa que sabe como o método funciona e é responsável por mantê-lo em funcionamento e instruir os demais – e o Dono do Produto – ou dono