Tempo de leitura: 3 minutos
Hoje falarei sobre a base do sucesso, o objetivo de qualquer ser humano: ser feliz.
As informações que trago hoje são baseadas no livro “Cérebro e a felicidade”, escrito pelo psicólogo americano Rick Hanson.
Antes de enumerar cada passo para atingir e manter a alegria, deixe eu lhes contar como cheguei até esse livro e o impacto que essas dicas tiveram em minha vida.
Nos últimos meses de 2022 eu entrei em declínio fisicamente. Emagreci horrores, por ter desenvolvido bulimia, a fibromialgia atacou, eu não tinha apetite, tinha dificuldade para pegar no sono e mais ainda de levantar da cama.
Comecei a sentir medo de perder o controle e surtar. Então cheguei ao livrinho azul que mudou tudo e me fez enxergar com olhos diferentes. Espero que ouvindo as dicas você se interesse por buscar uma rotina melhor, o verdadeiro bem-estar em sua vida. Caso queira e possa ler o livro, visite a biblioteca recomendada. Entendo que muitos tem dificuldade com a leitura, especialmente quando ela é mais técnica ou científica. Por isso tentarei resumir os principais ensinamentos do guia por aqui.
Nosso cérebro governa como pensamos e agimos e as consequências que atraímos para as nossas vidas. Graças ao dom da neuroplasticidade sabemos atualmente que podemos programar o cérebro como se treina para uma maratona: através do exercício contínuo e planejado. Assim como os músculos se fortalecem, podemos mandar em nossas mentes, ao invés de deixar-nos ser dominados por elas.
Você já reparou quando uma coisinha da errada de repente parece que tudo começa a dar errado e nosso humor só decai?
Reflita: antes de dormir, é mais comum você pensar no que deu errado no seu dia ou sentir-se grata por todas as coisas que deram certo?
Agora que você já entendeu um pouco do poder do cérebro sobre nós e como também nos temos poder sobre ele vamos configurá-lo para atrair coisas boas e nos sentirmos melhor, mais dispostos, mais contentes, mais satisfeitos no dia a dia. Cultivando o hábito de seguir esses 4 passos te garanto que irá ver resultados.
Parte prática
O Primeiro passo é: Tenha ou crie uma experiência positiva.
A experiência positiva ativa o estado mental receptivo, que foca no bem, ao invés do reativo, concentrado no mal. Uma experiência positiva pode ser tão grande quanto sua lua de mel, ou tão pequena quanto andar sobre a areia e senti-la nos pés, ouvindo o som do mar. Depende dos gostos de cada um, da sua personalidade, seus interesses. Pode ser algo abstrato inclusive, como uma ideia que te deixa para cima, ou a sensação de paz no momento da virada do ano. Talvez de caráter meditativo, ou mesmo conceitual.
Caso não consiga pensar em nada nada agora que configure para você uma experiência positiva, crie uma – coloque sua música preferida, compre algo que você goste de comer, vá para um lugar que você ache a vista bonita.
É importante tentar, pois sem pôr em prática de nada conselhos multimilionários ajudarão. Precisamos estar sempre do nosso próprio lado, ou seja, motivados a agir em nosso próprio interesse.
Ainda restam 3 passos práticos: enriqueça a experiência, absorva-a e, o meu preferido, associe-a a uma experiência negativa (o que te ajuda a recuperar-se de um trauma, por exemplo, ou superar acontecimentos ruins).
Para saber como aplicá-los e cultivar a felicidade no seu cérebro todos os dias, escute o primeiro episódio de nosso podcast e inscreva-se gratuitamente no site e/ou nos siga nas redes sociais!